quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Aprender a envelhecer cansa!

Viver é nascer crescer, se reproduzir e morrer, não necessariamente nesta ordem. Tem criancinhas que infelizmente já nascem mortas, e jovens que morrem antes de se multiplicarem e tem gente que morre de pura velhice porque ninguém é eterno.

Os dois atos mais importantes na vida são o nascer e o morrer. Nenhum outro momento supera estes dois grandes acontecimentos. Isso fazemos sós, cada um tem o seu próprio nascimento e também o seu próprio fim.

Entre estes dois extremos aprendemos o tempo todo a viver ao conhecermos o mundo que nos cerca. Mais do que isso, são as idéias, os ideais e a mentalidade vigente que moldam e definem a Vida.

Ao envelhecer, a  essa altura da vida, confesso que cansei de tantos "déjà vus", dos políticos corruptos, da ganância das multinacionais, das verdades maquiadas na imprensa, dos falsos profetas, da ignorância dos pobres, da exploração dos ricos, das guerras religiosas, isso tanto no pequeno círculo pessoal quanto no mundial.

Por outro lado fico encantada ao descobrir um mundo novo aqui e ali. Cães e gatos deixam de ser apenas animais de estimação. Agora eles são levados a visitar os doentes em hospitais e isso ajuda na cura desses pacientes. Procuram desaparecidos em soterramentos e em outras catástrofes naturais ou provocadas em conseqüência de armas de guerra. Auxiliam a polícia a desvendar crimes e  prender criminosos e principalmente enchem a vida das pessoas com seu amor incondicional. 

Ontem mesmo o canal Animal Planet mostrou o caso de um menino autista e com baixo nível intelectual, cujos médicos explicaram à família que ele nunca aprenderia a se comunicar. Contrariando os médicos, o menino, por causa do cão que ele ama e confia, passou a falar muito bem, cuida do animal, leva a passear todos os dias e agora a dupla até participa de competições de agility!

Tenho tido pouco contato com crianças mas já percebo nelas uma diferença enorme em relação às gerações anteriores. Conheço uns que além de lindos, charmosinhos, carinhosos, fofinhos, inteligentes, alegres e donos de personalidades fortinhas, esse povo, pequeno em tamanho, tem nascido praticamente colado ao computador, encarando as atuais novas tecnologias com naturalidade. É uma coisa esquisita e bonita,os pequenos nos olham de igual para igual, é como se as crianças já nascessem velhas, velhas não, amadurecidas.


A Fonte da Juventude, foto retirada do site http://www.pool-life.com.br

Em oposição, hoje as pessoas adultas são mais jovens do que antigamente, Antigamente uma senhora de 50 anos era velha e tinha uma vidinha bem desinteressante. Hoje em dia ela trabalha e ganha o seu dinheiro, gosta de se arrumar para sair, viaja, passeia, namora e procura tudo o que a vida tem de bom para oferecer.
Helen Mirren
Os 40 anos são os novos 30 e assim sucessivamente, então isso quer dizer que quem tem 60 na verdade tem é 50. Como é bom ser moderna!




Nenhum comentário:

Postar um comentário